segunda-feira, novembro 13, 2006

Semana 5 - ECS 7 - Marx e Engels

KARL MARX
Karl Heinrich Marx , mais conhecido como Karl Marx, nasceu em 5 de maio de 1818 em Tréveris, Alemanha e faleceu em Londres, Inglaterra, em 14 de março de 1883. É considerado o fundador do comunismo científico.
Foi filósofo, economista e militante revolucionário alemão,mas acima de tudo, um sonhador.
Nasceu em uma família de classe média, sendo filho de um advogado.
Durante a maior parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava em jornais alemães e americanos. Tentava angariar rendas publicando livros que analisassem fatos da História recente, mas obteve pouco retorno.
Marx nfluenciou o proletariado e foi expulso de países como a Alemanha, a França e a Bélgica. Acabou sendo exilado em Londres, onde viveu em miséria até os últimos dias, sendo sustentado por Engels.
Segundo Marx, “A luta de classes é o motor da História e o Estado é sempre um órgão a serviço da classe dominante”.
Para ele, o capitalismo é um modo de produção transitório sujeito a crises econômicas cíclicas que deve ceder lugar ao socialismo.
Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo, de acordo com Marx é selvagem, pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.
A mais-valia é constituída pela diferença entre o preço pelo qual o empresário compra a força de trabalho (6 horas) e o preço pelo qual ele vende o resultado.
No capitalismo a classe burguesa lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Para Marx somente com a queda da burguesia será possível a ascensão dos trabalhadores.

As principais obras de Marx foram:
Manuscritos econômico-filosóficos(Ökonomisch-philosophische Manuskripte), 1844(publicados apenas em 1930);
A Guerra Civil na França
Crítica da Filosofia do Direito de Hegel
A Sagrada Família (Die heilige Familie), 1845;
A Ideologia Alemã (Die deutsche Ideologie), 1846;
Miséria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847;
Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848;
Trabalho assalariado e Capital, 1849;
O 18 Brumário de Luís Bonaparte (Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte);
O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels.

Friedrich Engels
Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820, em Wuppertal, na Alemanha e faleceu em 5 de agosto de 1895. Foi um filósofo alemão, colaborador, amigo e cúmplice de Karl Marx, chegando a registrar um filho que o mesmo teve fora do casamento.
Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.
Suas principais obras foram:
A Situação das Classes Trabalhadoras na Inglaterra (1845);
O Manifesto Comunista (1848);
Anti-Düring (1878);
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado(1884);
Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã (1888); Do Socialismo utópico ao científico (1890).

Até nos dias de hoje as teorias, os sonhos e as lutas desses dois grandes homens, influenciam pessoas.

Nenhum comentário: