domingo, outubro 08, 2006

Questionário sobre Durkheim

A educação como processo socializador; função
homogeneizadora e função diferenciadora

Émile Durkheim

QUESTIONÁRIO


1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkheim discorda de Stuart Mill, visto que este define educação como “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição...”. Para Durkheim, há muitas coisas que influenciam o comportamento humano: processos, resultados dos processos e a ação humana. E há, segundo ele, um grande diferencial da ação de membros de uma mesma geração sobre outros e de adultos sobre adolescentes e crianças. E é a esse último que processo que Durkheim chama educação.


2. Quais as duas definições resaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:

A primeira definição é “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz.”. Entenda-se por perfeição o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. O ponto fraco desta definição concentra-se no fato de que não desenvolveremos todas as potencialidades. Pelo contrário, nos centraremos naquelas que correspondem às nossas aptidões, tendo-se em vista que teremos funções diferentes a desempenhar na sociedade.
A segunda definição é “a educação objetiva fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”. O ponto fraco desta definição encontra-se na subjetividade do que seja a felicidade.
As duas definições consideram que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintivamente. Longe disso. A começar pelo fato de que o conceito de educação ideal acompanha o conceito de tipo de comportamento que se deseja instigar. O que muda conforme a visão política, econômica e social.

3. O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação?

Na opinião de Durkheim, par definir-se educação, faz-se imprescindível ter evidente o seu fim: preparar as crianças. Para isso, portanto, será necessário considerar os sistemas educativos de hoje e outrora e aprender deles os caracteres comuns. Para haver educação, deve haver gerações de adultos, jovens, adolescentes e crianças e que uma exerça ação sobre a outra. Há que considerar-se também o sentido uno e múltiplo de educação, tendo-se em vista que a educação varia de uma casta para a outra, o que é um defeito, fruto de uma história de privilegiados e explorados. Também há as particularidades exigidas por cada profissão, que são refletidas na educação.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

O que leva a sociedade a ter a sua concepção de homem certo ideal é o conjunto de idéias acerca da natureza humana sobre diversos aspectos: ciência, moral, direitos e deveres, patriotismo...até certo ponto para todos os cidadãos. Segundo o autor, “A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade...”.

5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?

O ideal a ser realizado tem que suscitar na criança:
* certos estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis;
* certos estados físicos e mentais que o grupo social a qual pertence considera indispensáveis.

6. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não seencontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.” O que conclui Durkheim? Explique:

Quando Durkheim diz que “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.”, o autor conclui que a educação é a socialização das novas gerações, sendo composta por um sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem o grupo de que fazemos parte.
Isto é, ao educarmos, preparamos a criança para interagir na sociedade.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias independentes?
Para Durkheim, sociedade e indivíduo são idéias independentes, visto que desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Em contrapartida, a ação exercida pela sociedade sobre o indivíduo visa engrandecê-lo.

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